Eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Palestina ocorre em meio a comoção gerada por Edil
Eleição ocorreu tranquilamente e comoveu a todos devido a um discurso de um dos vereadores que enfrenta problema de Saúde
Por Redação com informações do Blog do Fagno Pinto
Na sessão dessa sexta-feira,12, da Casa Legislativa "Eloi Vieira de Carvalho ", na cidade de Palestina, foi eleito a nova mesa diretora. Cláudio da Silva Faleiro, Cláudio Cabudo, foi eleito para o biênio 2015/16.
Por Redação com informações do Blog do Fagno Pinto
Na sessão dessa sexta-feira,12, da Casa Legislativa "Eloi Vieira de Carvalho ", na cidade de Palestina, foi eleito a nova mesa diretora. Cláudio da Silva Faleiro, Cláudio Cabudo, foi eleito para o biênio 2015/16.
Com a presença dos nove parlamentares e um grande público a reunião foi conturbada e marcada por reviravoltas e fatos inusitados. Aberto os trabalhos, foi lida e aprovada a ata da sessão anterior e logo em seguida foi aprovado matéria da pasta da Educação.
Quando facultada a palavras aos vereadores, o clima de rivalidade tomou conta do ambiente. A motivação da atmosfera carregada de revanchismo, ainda é reflexo do projeto de lei que agraciou a promotora Martha Bueno com a Comenda de cidadã palestinense. Aliado a esse fato, a pautada da eleição para a nova mesa diretora aflorou os ânimos dos pares. A celeuma girou em torno da data para a eleição.
A situação, maioria com 5 votos, se posicionou para que a votação foi imediata, visto que, segundo Cláudio Cabudo, a lei orgânica diz que a votação deverá ocorrer necessariamente até a última sessão ordinária do ano e a presente reunião foi a derradeira de 2014.
O atual presidente, Onofre Costa Silva, Ná Ferrari, usou a prerrogativa do estatuto que diz no seu artigo XV que ele poderá convocar a eleição até o último dia de seu mandato e assim o fez, convocou a eleição para a próxima sexta-feira, 19 de dezembro. A decisão levou a insatisfação dos vereadores de situação que o ameaçarão. " Entrarei na próxima segunda-feira com um mandado de segurança contra a decisão do senhor" , retrucou Cláudio Cabudo.
Em meio a grande descontentamento, o vereador José Francisco dos Anjos, Tico da Vila, lembrou a todos não importava a data da eleição, o resultado seria o mesmo. Indiferente a posição dos contrários, o presidente solicitou a secretaria que providenciasse edital convocando os parlamentares para que na próxima sexta, a eleição fosse realizada.
"Antes de morrer preciso votar nesse cara".
Antes de morrer preciso votar nesse cara! Foi essa a frase que mudou o panorama da sessão. Muito emocionado o vereador "Tostoio" usando o púlpito, proferiu a mensagem que sensibilizou a todos na câmara.
Visivelmente debilitado, o vereador Tostoio, no inicio da semana, passou por uma grave crise cardíaca na cidade de Maceió, onde se encontrava ao lado do amigo Cláudio Cabudo. "Ele me deu toda a assistência e só não morri por causa dele", afirmou. Em retribuição, o parlamentar se deslocou até Palestina para poder votar no amigo, visto que, a câmara tem diferença de apenas um voto entre oposição e situação.
Depois de levar as lágrimas grande parte dos presentes. o Vereador Damião, de oposição, foi o primeiro a se pronunciar a favor da eleição imediata, seguido de Dino e por fim Luciano. Foi pedido pelo presidente um breve recesso e por fim a votação aconteceu sem maiores percalços. Mesmo sabendo da derrota, Damião tomou a frente da chapa opositora esse mostrou bastante relaxado, com a situação.
Contado os votos, a apuração foi de 5x3 para a chapa que elegeu Cláudio Cabudo e Tico da Vila, contra Damião e Dino César. Bastante emocionado com a situação de Tostoio, Luciano, retirou-se do plenário e não votou.
Vereador Tostoio |
Vereador Damião |
Vereador Ná Ferrari |
Vereador de Palestina/Al |
Eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Palestina ocorre em meio a comoção gerada por Edil
Reviewed by Unknown
on
dezembro 13, 2014
Rating:
