Reprodução: Manchetes da Hora
A jornalista Maria Aparecida deixou o prefeito de Palmeira dos Índios James Ribeiro numa situação delicadíssima ao acusar o chefe do executivo de praticar diversos crimes na prefeitura do município. A profissional de imprensa disse que uma quadrilha se instalou na municipalidade para desviar dinheiro do erário municipal.
Munida de vasta documentação, Maria Aparecida revelou fatos gravíssimos, que comprometem sob o ponto de vista administrativo e penal a pessoa do prefeito James Ribeiro deixando-o numa situação de “saia justa”
Não quero entrar no mérito da denúncia, mesmo porque não sou autoridade da Justiça, mas o que a jornalista afirmou a respeito do prefeito James Ribeiro, repito, é gravíssimo, e com certeza, está repercutindo em todo o Estado e vai gerar desdobramentos.
O prefeito tem direito à defesa e ao contraditório, cujo princípio é assegurando pela Carta Magna do nosso ordenamento jurídico.
James Ribeiro deve satisfação à Justiça e à sociedade, afinal, foi acusado publicamente de denúncias comprometedoras e estarrecedoras.
O prefeito pode processar e requerer ação indenizatória por danos materiais e morais, caso as denúncias sejam levianas. A jornalista, que citou até o CPF de James Ribeiro, disse com todas as letras que tem vasta documentação que prova suas declarações, inclusive revelou que já levou o material à Controladoria Geral da União (CGU) e ao Ministério Público Federal (MPF), e posteriormente irá entregá-lo ao Ministério Público Estadual (MPE).
Fato dessa natureza não pode ser jogado embaixo do tapete. A omissão, nesse caso, constitui-se uma confissão. A gravidade da situação exige esclarecimento e prestação de contas à Justiça e à população, principalmente ao eleitorado palmeirense.
O cargo de prefeito é um cargo público e, como tal, o gestor municipal deve satisfação pública, pois o patrimônio que o administra não é privativo.
Não tenho nenhuma procuração, mas acredito que o prefeito deve se reunir com sua assessoria jurídica para esclarecer os fatos à sociedade e prestar contas à Justiça, afinal, a denúncia foi levada ao conhecimento de órgãos da Justiça e repercutida por um dos maiores programas líderes de audiência, que é A Força do Povo, da Vitório FM de Palmeira dos Índios, comandado pelo competente radialista Marcelo Lima, que entrevistou ao vivo a jornalista Maria Aparecida.
|