Facebook pode ter faturado milhões com o Desafio do Balde de Gelo
Vídeos foram vistos mais de 10 bilhões de vezes na rede social por mais de 440 milhões de pessoas
O Desafio do Balde de Gelo levantou mais de US$ 100 milhões para a
investigação sobre a doença neurológica degenerativa. Mas todo o
fenômeno também foi muito bom para o Facebook, que viu um grande aumento
em particular no consumo de vídeo, em torno da campanha. Vídeos do
desafio foram vistos mais de 10 bilhões de vezes e mais de 440 milhões
de pessoas, de acordo com a rede social.
Mas qual foi o
valor real que o Desafio do Balde de Gelo trouxe realmente para o
Facebook? É difícil dizer, já que a plataforma não monetiza os vídeos
diretamente com publicidade. Nos EUA, o epicentro do fenômeno, o
Facebook teve US$ 1,3 bilhão em receita durante o último trimestre
financeiro, US$ 1,2 bilhão veio de publicidade.
O Facebook tem 204 milhões de usuários ativos mensais na região, e o usuário médio gasta 40 minutos por dia com o serviço.
É preciso, no entanto, descobrir qual é o tempo gasto assistindo o
desafio. Isso é mais complicado: já que os vídeos da sua time line
começam a reproduzir automaticamente, o Facebook considera assistido se
ele começa a rodar e você não desce a página em um pequeno período de
tempo. Então, pode-se dizer que, arbitrariamente, a peça média foi de
cinco segundos. Isso daria um total de 883 milhões minutos gastos.
Multiplique isso por a taxa de monetização e chega-se a US$ 1,4 milhões
(aproximadamente R$ 3,2 milhões).
Este número pode ser
questionado por diferentes motivos. Por outro lado, ele não leva em
conta todas as outras formas de engajamento além de visualizações de
vídeos da campanha - gostos, comentários, ações, etc.
Em todo caso, é justo concluir que a campanha resultou em milhões de dólares em receita publicitária para o Facebook.
Por MSN
Facebook pode ter faturado milhões com o Desafio do Balde de Gelo
Reviewed by Unknown
on
setembro 17, 2014
Rating: