Em Alagoas, nono dígito em celulares está previsto para maio de 2015
Por Agência Brasil
O nono dígito a ser acrescentado por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para celulares de Alagoas, independentemente do local de origem da chamada, só deve ser implementado em maio de 2015, juntamente com os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
Mas, a partir deste domingo (2), o usuário que ligar para celulares do Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e de Rondônia deverá discar o dígito 9 antes do número do telefone. A medida começa a valer à meia-noite (horário de Brasília) e abrangerá 453 municípios nos cinco estados.
Já os estados de Minas Gerais, Bahia e Sergipe só devem implementar a medida a partir de 11 de outubro de 2015. Até o fim de 2016, todo o território nacional terá o nono dígito, com a inclusão do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, de Rondônia e do Acre, além da Região Centro- Oeste.
Nos estados que vão implementar o nono dígito a partir de hoje, os números atuais, com oito dígitos, continuarão a funcionar por dez dias. A partir de 12 de novembro até 9 de fevereiro, chamadas feitas com oito dígitos serão interceptadas e uma mensagem sonora informará sobre a necessidade de se colocar o 9 à frente do número. Depois disso, as chamadas sem o nono dígito não serão completadas.
Além de comunicados pelos jornais, nos portais das operadoras, nas faturas de serviços e nas redes sociais, os usuários vão receber mensagens de texto por SMS. A Agência Nacional de Telecomunicações também disponibilizou uma cartilha detalhando como será o processo de transição.
O cliente é responsável pela atualização dos dados, bem como de sua agenda de contatos. As operadoras prometem disponibilizar aplicativos para fazer a mudança automática nas agendas dos celulares. Também é preciso ficar atento para as atualizações necessárias no caso de aplicativos que usam os números de celulares. O WhatsApp, por exemplo, que permite a troca gratuita de mensagens, já faz a atualização automática da numeração, mas pode haver interrupção no envio de mensagens no período da mudança, necessária para a sincronização das contas. Outros aplicativos, como o Viber, usado para fazer chamadas grátis por meio da internet, precisam de adaptação nos locais onde há mudança de número.
Em Alagoas, nono dígito em celulares está previsto para maio de 2015
Reviewed by Unknown
on
novembro 03, 2014
Rating: